República Erasmus


Residência nova... vida nova!

Pois... Já me encontro em minha nova "morada", no bairro Picoas. Transferi-me, definitivamente, no dia 1 de Maio. A residência é universitária, havendo cerca de 33 estudantes da Universidade de Lisboa, e leva o nome da rua na qual se situa - Tomás Ribeiro.

Divido o quarto com Piotr (polaco) - que já conhecia -, e com Ricardo, da Ilha de Madeira. O idioma oficial, entre nós, é o português. Às vezes, a língua fluente modifica-se para o inglês, quando Gregor, húngaro, visita-nos para contar sobre os seus "projects", ou "projetos", denominação curiosa por nós dada para referirmos aos "chavecos" (putz, que expressão mais fora de moda essa, mas tudo bem, vocês entenderam...!). Eu e Piotr nos convencemos que Ricardo, definitivamente, não fala português, mas sim uma espécie de "mandeirês", dada a sua relativa incompreensibilidade.

Do outro lado da rua, na residência Pedro Nunes, vivem Thiago, brasileiro de Campinas, e Hugo - um dos portugueses mais engraçados que já conheci. Para economizar nas ligações e para enfatizar o espírito suburbano e polido, às vezes saio na sacada (sim, o meu quarto tem uma sacada!) e dou um berro - "THIAGOOOO!" -, seguido por um "O que você vai fazer hoje???". Dei a idéia de puxarmos um telefone de barbante, o que seria, de fato, inegavelmente interessante. 

Abaixo, foto tirada pelo Thiago, do outro lado da rua, no meu primeiro dia na minha nova residência

 

 

Quem foi Tomás Ribeiro?

Tomás António Ribeiro Ferreira (Parada de Gonta, Tondela, 1 de Julho de 1831 — Lisboa, 6 de Fevereiro de 1901), mais conhecido por Tomás Ribeiro, foi um político, publicista, poeta e escritor ultra-romântico português. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, exerceu advocacia durante pouco tempo, pois cedo enveredando pela carreira política. Membro destacado do Partido Regenerador, foi Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Deputado, Par do Reino, Ministro da Marinha, Ministro das Obras Públicas e Governador Civil dos distritos de Braga e do Porto. Foi ainda secretário-geral do governo da Índia Portuguesa e embaixador de Portugal no Brasil. Eleito sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa foi presidente da sua Classe de Letras. Escritor e jornalista multifacetado, Tomás Ribeiro deixou uma obra vastíssima. Foi pai da poetisa Branca de Gonta Colaço e avô do escritor Tomás Ribeiro Colaço.

 



Escrito por André Oliveira às 16h20
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ERASMUS TRIP (Évora, Beja, Albufeira e Lagos, PORTUGAL) - ABR/07

 

 Portugal: afinal, o que há de interessante nesse país?

 

Ruínas romanas do Palácio de Diana, em Évora.

Com o polaco Andrezej, na Universidade de Évora - onde há azulejos para TODOS os estilos e gostos!

foto artística, podem falar ;-)

eu DUVIDO se há no mundo capela mais MACABRA do que esta!!!

PS: olhem o detalhe do teto!

hahahaha! todo mundo parou pra ver esse carrinho!

ê vida mansa...!

Corredor polonês??? Piotr, Andrezej e Mihail - BIG PARTY em Beja!!!

...TODO MUNDO se divertindo!...

Piotr dançando FUNK!!! hahahahaha!

FESTA! FESTA! e... FESTA!!!

Passeio de barco pelas grutas marítimas de Lagos. Barco das Nações Unidas? - eis a questão.

entrando nas grutas!!!

HI5! Andrezej e Mihail

com a japonesinha AKIYO! Sim, lê-se "aqui ó"!!!

invasão brasileira em Lagos: com a carioca Patrícia e a paulista Vanessa

quando 4 alemães, 3 poloneses e 1 brasileiro assentam-se, jantam e traçam os destinos do mundo... ahahahaha, até parece, ne?

xi... quando várias nacionalidades se juntam... só há FESTA! Mihail (Polônia), Gina e George (Grécia - sim, eles falam em grego e eu não entendo bulufas) e Rahim (UK) - eita mistura boa!!! 

???

 Praia de São Rafael, Albufeira, Portugal

 ...isso tá parecendo um país que eu conheço muito bem...

 



Escrito por André Oliveira às 20h36
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




EUROPA: unida na diversidade

Afinal, o que há além do "Velho Mundo"?

O continente europeu é marcado, manchado e glorificado pela história. As civilizações grega e romana são notáveis pela influência na cultura e pensamento ocidentais, bem como é vívida a longa presença de bárbaros e mouros, datada do período compreendido entre os séculos V e XV. A consolidação do poderio da Igreja Católica fez-se na Idade Média, momento no qual as fogueiras da Inquisição alastraram-se por vários países da Europa. A Idade Moderna, por sua vez, vivenciou a expansão ultra-marina, o Renascimento e a Reforma Protestate, assim como o processo de consolidação da formação dos Estados europeus. A Revolução Francesa, de 1789, embasada pelos célebres ideais iluministas, deu início à Era Contemporânea, quando as guerras napoleônicas, o acirramento dos nacionalismos e as duas Grandes Guerras geraram instabilidade institucional e nas relações pacifistas. Na segunda metade do século XX, em plena Guerra Fria, o continente experimentou a criação de um bloco supra-nacional, a União Européia, composto por 27 Estados-membros e alicerçado na paz, nos valores democráticos, na defesa dos direitos fundamentais e, sobretudo, na união das diferenças.

André Oliveira

 

 

"A bandeira da Europa é símbolo não só da União Europeia, mas também da unidade e da identidade da Europa em sentido mais lato. O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa.

O número de estrelas não tem nada a ver com o número de Estados-Membros. As estrelas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade. Assim, a bandeira mantém-se inalterada, independentemente dos alargamentos da UE." (Fonte: portal da União Européia - www.europa.eu)

 



Escrito por André Oliveira às 18h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Olá pessoal! Decidi criar este espaço para compartilhar, de forma simples, ilustrativa e direta, um pouco do meu dia-a-dia em Lisboa. O blog "Turista nunca, mochileiro sempre!" (www.euro2007.zip.net) permanecerá ativo, narrando as minhas viagens pela Europa.

Abraços e saudades de TODOS!

André



Escrito por André Oliveira às 14h12
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, BELO HORIZONTE, Homem, de 20 a 25 anos, Portuguese, English
Histórico
Outros sites
  Turista nunca, mochileiro sempre! (o meu outro BLOG!)
Votação
  Dê uma nota para meu blog



O que é isto?